O primeiro voo da Operação Raízes do Cedro, organizada pelo Governo Federal para resgatar brasileiros da zona de conflito no Líbano, decolou da capital do país, Beirute, por volta das 13h18 deste sábado (5).
Segundo o governo, a aeronave KC 30, da Força Aérea Brasileira, deixou o aeroporto com 229 brasileiros e três animais domésticos. A chegada ao Brasil está prevista para este domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. Antes, o avião faz parada técnica em Lisboa, Portugal.
Na tripulação do KC-30, há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência.
Segundo o tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri, o voo se assemelha ao perfil dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Instagram.