A Polícia Civil descobriu um golpe que pode ter lesado centenas de pessoas que colocaram carros à venda na internet no Rio Grande do Sul. Cinco suspeitos foram indiciados por estelionato e organização criminosa no inquérito remetido à Justiça, nesta semana, por usarem cheques clonados ou roubados para enganar as vítimas. Escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça mostram que os falsários debochavam das vítimas que pretendiam enganar.
Revelado nesta quinta-feira (7) pelo RBS Notícias, o golpe foi investigado pela Polícia Civil de Bom Jesus, na Serra, que prendeu três suspeitos e conseguiu que a Justiça decretasse a prisão preventiva de outros dois, considerados foragidos. Eles acessavam anúncios publicados no site OLX e entravam em contato com as vítimas. "Então eles ligam, notando uma certa ingenuidade, muitas vezes, da vítima. E contam também, muitas vezes, com a ganância das pessoas", afirma o delegado Flademir de Andrade, acrescentando que os falsários chegavam a ofertar aos vendedores valores acima do mercado.
Na hora de enviar o recibo comprovando o depósito do valor negociado, os estelionatários colocavam o dedo sobre a indicação de que o pagamento havia sido feito em cheque, o que induzia as vítimas a crerem que a transação havia sido feita em dinheiro. Durante as investigações, um suspeito, Adão Dejanir da Silva Oliveira, foi preso em flagrante momentos antes de fechar negócio com um auxiliar administrativo de Bom Jesus. Outros dois, André Luis Lopes, o Boneco, e Carlisson de Araújo, o Paraíba, foram detidos em Vacaria. Permanecem foragidos com prisão preventiva decretada Leonardo da Silva, o Gordo, e Antonio Henrique da Silveira.
Fonte: G1 (FA)