Os clientes de diferentes instituições financeiras relataram, na manhã desta quinta-feira (13), problemas para realizar pagamentos pelo sistema PIX.
De acordo com o site Downdetector, que monitora queixas de instabilidade em aplicativos, registrou um pico de reclamações sobre o PIX às 9h10, com cerca de 4.400 relatos do serviço fora do ar no período.
Nas redes sociais, usuários relataram falhas no funcionamento do serviço nos aplicativos de instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, PicPay, Nubank, Santander e Stone.
Em nota enviada ao G1, o Banco Central disse que a instabilidade já foi resolvida. Na tarde da última sexta-feira (7), o PIX também apresentou instabilidade e ficou fora do ar para os aplicativos de todas as instituições financeiras do país.
“Na manhã desta quinta-feira (13), o Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix”, iniciou a instituição.
“Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. O problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente”, completou o Banco Central.
Após crise do Pix, Lula diz a ministros que não quer mais portarias que criem confusão
Em reunião ministerial, o presidente Lula disse aos auxiliares que nenhum ministro poderá fazer portaria que crie confusão no governo. Antes, o documento deverá passar pela Casa Civil.
A ordem do chefe do Executivo vem após a crise causada por uma instrução normativa publicada pela Receita Federal. A medida previa mais fiscalização de operações com cartão de crédito e das movimentações através do Pix. Assim que a instrução entrou em vigor, uma onda de fake news invadiu as redes sociais apontando que o Pix seria taxado. O governo teve que recuar e revogar a medida.