Brasil

PF faz operação contra desvio de verbas do Fundeb em GO

Policiais federais cumprem 11 mandados judiciais na Operação Recomeço.

NULL
NULL

Polícia Federal deflagrou operação contra desvio de verbas do Fundeb em São Simão, Goiás (Foto: Paula Resende/G1)A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (26) uma operação para combater fraudes em licitações e desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em São Simão, no sul de Goiás. Segundo a corporação, o dinheiro era destinado à compra de material didático na rede pública de educação infantil da cidade.

Cerca de 40 policiais federais cumprem 11 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, nove de conduções coercitivas e um de afastamento de função de um servidor público federal. A corporação diz que entre os envolvidos estão servidores públicos municipais e sócios de empresas que atuam no ramo de comercialização de materiais escolares.

A Operação Recomeço é resultado de um ano de investigações, que comprovou o superfaturamento de materiais escolares por meio de simulação de licitação, bem como o pagamento por materiais não fornecidos em procedimentos com dispensa de licitação.

Segundo a PF, tais práticas foram possíveis mediante a participação e conivência de servidores públicos municipais integrantes da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de São Simão e secretários municipais.

Ainda de acordo com a PF, os envolvidos responderão criminalmente, de acordo com o grau de suas condutas, por peculato, corrupção passiva ou ativa, emprego irregular de verba pública, fraude em licitações, além de crime de responsabilidade.

Uma coletiva de imprensa está marcada para esta manhã na sede da PF em Jataí, no sudoeste de Goiás, onde serão divulgados outros detalhes da operação.

Reprodução: G1 – GO