A respeitada Ialorixá Florenice de Odé, mais conhecida como Mãe Flor de Odé, está completando 30 anos de iniciação no candomblé. Este marco representa não apenas uma jornada espiritual de três décadas, mas também um testemunho vivo do compromisso incansável de Mãe Flor com sua comunidade e com a preservação da cultura afro-brasileira.
A iniciação no axé é um momento de profunda significância, marcando o compromisso de uma vida dedicada aos orixás e à comunidade religiosa. Mãe Flor de Odé foi iniciada em 09 de outubro de 1993, por Joselita Balbina da Cruz, no Ilê Axé Omindeci, em Alto de Coutos. Após completar seu período de formação espiritual, ela abraçou sua missão como matriarca religiosa e fundou o Ilê Axé Odé N´lá em Salvador, posteriormente transferindo-o para Dias D’Ávila, na Região Metropolitana.
Além de seu papel como líder espiritual, Mãe Flor se destaca pelo compromisso com a comunidade, evidenciado pelo projeto "Olubajé Solidário", que oferece suporte alimentar a idosos e pessoas carentes, a constituição da Associação Religiosa Reino dos Colibris, cujo principal objetivo será servir à comunidade, além de outros projetos em construção. O serviço rendeu-lhe o título honorífico de Ìyálòdè em 2022, um reconhecimento merecido por sua dedicação e amor ao próximo.