As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13). No entanto, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, apresenta instabilidade.
Os resultados foram publicados na Página do Participante e para ter acesso o usuário deve utilizar o login do Gov.br (CPF e senha). As provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Enem 2024
O Enem 2024 tem 4.325.960 de inscritos, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). A maior parte dos inscritos é de participantes que já terminaram o ensino médio (1,8 milhão).
O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849, seguido de Minas Gerais (393.007) e Bahia (376.352). Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.
Desempenho escolar
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
A partir das notas, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com o desempenho no Enem, os estudantes também podem participar de processos seletivos em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.