O corpo de Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, é velado na manhã desta sexta-feira (21), no hall Monumental da Assembleia Legislativa, na Zona Sul de São Paulo. A cerimônia é aberta ao público durante o dia e a noite. O assessor morreu nesta quinta-feira (20) vítima de um infarto, aos 76 anos. O corpo seguirá neste sábado (22) para o Crematório da Vila Alpina, onde haverá uma cerimônia restrita à família.
Por volta das 13h30, o ex-presidente Lula chegou emocionado ao velório de seu ex-assessor especial. Ele estava acompanhado do vereador Eduardo Suplicy, do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, do ex-ministro da Educação e Casa Civil Aloizio Mercadante, do escritor e jornalista Fernando Morais e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Cerca de 10 minutos depois, a ex-presidente Dilma Rousseff também se juntou à comitiva.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) participou da cerimônia e afirmou que um dos grandes legados do Marco Aurélio é a política externa. Gleisi disse que almoçou na semana passada com Lula e Marco Aurélio em São Paulo. Segundo a senadora, Marco Aurélio estava participando ativamente dos trabalhos com a Fundação Perseu Abramo para o programa de governo de Lula em eventual campanha em 2018.
Reprodução: G1 – São Paulo