Em 2024, a Bahia registrou um aumento de 20% nas colisões de veículos com postes, comparado ao ano anterior. A Neoenergia Coelba registrou 1.389 ocorrências desse tipo, afetando diretamente o fornecimento de energia de mais de 810 mil baianos.
Esses acidentes, geralmente em áreas de grande movimento, causam transtornos no sistema de fornecimento de energia. As colisões danificam postes e, muitas vezes, rompem cabos, o que leva à interrupção do serviço. Conforme a Neonergeia, o processo de substituição de postes e fios é complexo e demanda tempo, devido à necessidade de coordenação com equipes técnicas especializadas.
Além dos danos materiais, as equipes de manutenção precisam aguardar a liberação da perícia policial antes de iniciarem os reparos.
O que fazer em caso de colisão com poste
De acordo com a Neoenergia, em casos de acidentes com poste e fios partidos, a recomendação é permanecer dentro do veículo sem tocar nas partes metálicas até a chegada das equipes de socorro. A concessionária recomenda que em situações como essas, é necessário ligar imediatamente para o teleatendimento gratuito, pelo número 116, para que uma equipe possa ser enviada ao local. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193.
Além dos riscos à segurança, quem causar o acidente com postes deverá arcar com os danos. A substituição de um poste, por exemplo, tem um custo médio de R$ 6.600.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.