Feira de Negócios

Bahia Origem Week reúne cadeias produtivas do Estado

Evento contará com produtores regionais, palestras e workshops sobre o mundo dos negócios, gastronomia e turismo

Foto: Divulgação
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Da moda ao artesanato, da alta gastronomia à agricultura familiar, a 4ª edição do Bahia Origem Week vai oportunizar centenas de produtores e empreendedores de diversas categorias durante quatro dias, em Salvador. A Feira de Origem e Negócios, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de abril, no Centro de Convenções, terá uma vasta programação que vai visibilizar e discutir os principais agentes que movem a economia do estado.

Com mais de 200 expositores e 400 marcas, o evento vai receber atividades formativas e comerciais no setor, como palestras e workshops com representantes públicos e privados, oficinas, cursos e lançamentos de produtos.

Participantes

Entre os empreendedores em destaque, está José Antônio Monteiro, fundador de uma das maiores fábricas de charutos do Brasil. A empresa, que nasceu em Alagoinhas, se expandiu e atualmente é uma das maiores exportadoras nacionais do produto.

Atuando no segmento de manufatura, a charutaria promete levar ao público do Origem Week a experiência de entender como funciona o processo artesanal de produção.

“A participação da Jamm Cigar no Origem Week vai ser uma grande satisfação. Vai ter muita gente importante do nosso segmento e vamos ter a oportunidade de, além de apresentar e vender os nossos produtos, mostrar o processo de produção, que é 100% manual. Nós estamos envolvidos da plantação à produção dos charutos na fábrica. Para o evento vamos levar equipamentos para fazer charutos ao vivo, mostrando aos visitantes e clientes um pouco da nossa história e como trabalhamos para nos tornar essa empresa de excelência”, disse o proprietário.

Em mais uma edição do evento, a empresária Helenilda Ribeiro, de Valença, produz derivados do cacau dentro dos métodos ‘bean-to-bar’ e ‘tree-to-bar’. No processo, o fabricante controla toda a produção, desde a colheita do grão até o produto final. Assim, ela acredita que o evento impulsionará as vendas da sua marca.

“Esse já é o meu segundo ano participando do Bahia Origem Week e o resultado é muito positivo. Trouxe visibilidade para a minha empresa, a HR Cultivares, além de proporcionar negociações e vendas. Nós funcionamos dentro de um sistema agroecológico, onde produzimos chocolate, mel de cacau, entre outros produtos. Aqui fazemos todo o processo: plantação, colheita, torra, até chegar na barra de chocolate”, disse a empreendedora que estará expondo os seus produtos nos quatro dias do evento.

Também oriunda da agricultura familiar, a empreendedora Fatima Novaes encara a Feira de Negócios do Origem Week como uma ‘grande vitrine’. Natural de Iguaí, interior do estado, ela terá a oportunidade de, neste ano, comercializar seus produtos e ministrar uma palestra sobre a sua trajetória pessoal e profissional.

“Hoje a Delícias da Nina não só celebra a gastronomia típica do sudoeste baiano, mas também o poder de sonhar e realizar em qualquer fase da vida. O meu objetivo no Origem Week é mostrar que empreender não tem limite de idade”, afirmou.

Dentro desse segmento, a grade do evento também vai contar com uma mesa redonda sobre “Turismo Gastronômico na Bahia – Sabores da Terra da Sociobiodiversidade”. O debate será comandado pelo pesquisador de Geociências da UFBA, Alberto Viana. Ednilson da Silva Andrade, doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano, a nutróloga Euzelia Lima e a mestre em História Regional e Local, Uerisleda Moreira, também comandarão o encontro.

“Vamos abordar como a sociobiodiversidade baiana influencia a experiência gastronômica e turística, destacando outros produtos emblemáticos e a conexão entre o campo e a mesa. Além disso, serão discutidas iniciativas de turismo rural e gastronômico que promovem o desenvolvimento das comunidades e a valorização dos saberes ancestrais”, disseram os palestrantes.

Portanto, a expectativa é de que a Feira receba cerca de 30 mil visitantes e movimente mais de R$15 milhões em negócios diretos e indiretos. O idealizador do Origem Week e CEO do Grupo M21, Marco Lessa, explica que além de promover oportunidades comerciais, o evento gera impacto sociocultural.

“A Feira transversaliza a cultura da Bahia trazendo produtos e produtores de várias regiões. Temos a agricultura familiar, produção de carnes, peixes, artesanato, moda, queijos, vinhos, chocolates, cacau, ações institucionais do estado, experiência sensorial, palestras riquíssimas com diversos conteúdos, aulas shows com renomados chefs de cozinha. Sendo assim, o Bahia Origem Week, em mais uma edição, reafirma como uma grande celebração à diversidade baiana”, pontuou.

Assim, o Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21. O evento é uma parceira entre Governo da Bahia através da SETUR, assim como SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, bem como Ceplac e Biofábrica da Bahia.

Foto: Divulgação

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