Educação

Bahia conquista 3º melhor resultado do país em aprovações no Sisu

Estudantes da rede estadual são aprovados em cursos concorridos de universidades públicas

Foto: Divulgação | UFBA
Foto: Divulgação | UFBA

Com 21.963 aprovações, a Bahia foi o terceiro estado com mais aprovados no país no resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além do destaque nacional, o desempenho é o melhor da Região Nordeste, com estudantes da rede pública de ensino selecionados para cursos concorridos em universidades de todo o país.

O Enem se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país. A utilização da nota do exame no Sisu vem fazendo com que os estudantes da rede estadual, cada vez mais, realizem os seus sonhos de se tornarem, por exemplo, médicos, engenheiros e advogados.

Assim como nas edições anteriores, este ano diversos alunos conseguiram aprovação no processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) e farão os seus cursos de forma gratuita em universidades públicas.

Alunos contemplados

A estudante Clarissa Alves, 18, que concluiu o curso técnico em Manutenção com Suporte em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas, é a primeira da família a entrar em uma universidade federal. Ela conseguiu aprovação em Direito, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Sempre fui apaixonada por este curso e desde cedo busco estudar sobre o que nos pertence como cidadão e como eu posso usar meu conhecimento sobre as coisas para ajudar as pessoas. O sonho de entrar na faculdade publica sempre foi algo que andou comigo desde o Ensino Fundamental e, agora, estou realizando”, comentou.

Em São Félix do Coribe, Ruann Felliphe Paes, 18, concluiu os estudos no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa e conseguiu aprovação em Medicina. Ele vai estudar na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e falou com satisfação da sua conquista.

“Sabemos o quanto é difícil conseguir uma aprovação sendo uma pessoa de baixa renda, tendo que estudar e trabalhar para ajudar em casa. Eu decidi que queria ser médico no primeiro ano do Ensino Médio, quando comecei a estudar Biologia e ver como corpo humano funciona. Quero fazer a diferença na vida das pessoas e estou muito feliz e satisfeito”.

Quem também está comemorando o resultado é Carlos Alberto, 18, por sua aprovação em Engenharia Civil, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Passar nesse curso foi algo que eu sempre almejei. Embora soubesse das dificuldades e obstáculos, busquei me esforçar em estudar para concluir esse meu objetivo, recebendo sempre o apoio muito importante da família, dos amigos, do colégio e da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o projeto Tô com Você no Enem. Estou muito feliz por conseguir dar um dos primeiros passos para me tornar um bom profissional”, afirmou.

Além da seleção do Sisu, vários estudantes também conquistaram aprovações por meio dos vestibulares. Como acontece com Letícia de Almeida, 17, que concluiu o curso em Nutrição e Dietética, no Centro Estadual de Educação Profissional Pio XII, em Jaguaquara.

Ela conseguiu aprovação em Medicina, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na mesma instituição, Sandy Ribeiro, 19, que estudou no Colégio Estadual de Cravolândia, em Cravolândia, conquistou a aprovação no curso de Odontologia.

Tô com Você no Enem

As aprovações dos estudantes também resultam da ação “Tô com Você no Enem”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado. Afinal, o objetivo é de dar suporte aos estudantes no processo de preparação e incentivar a solicitação da isenção na taxa de inscrição. Assim, a estratégia promove aulões e simulados e oferta transporte para o acesso aos locais de provas.

Sobre o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, portanto, reúne vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior que participam do processo. A maioria delas são federais. Então, os selecionados na chamada regular do Sisu podem realizar a matrícula nas instituições de ensino entre 27 e 31 de janeiro.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.