Em um encontro para marcar o encerramento do Mês da Mulher, a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP-BA) inicia um novo ciclo para a instituição, com a instalação da Comissão de Defesa das Mulheres e de Proteção à Maternidade. O ato de assinatura aconteceu nesta segunda-feira (31), durante o evento “Mulheres em espaço de poder: autonomia, afeto e resistência”, voltado a Defensoras Públicas do Estado da Bahia, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP).
O encontro também foi transmitido pela plataforma Zoom, para que mais mulheres pudessem participar. Bethânia Ferreira, presidenta da ADEP-BA e integrante da mesa de abertura, falou sobre a importância do evento.
“Esse é um momento muito importante para as defensoras. É a certeza de que nós vamos ter uma comissão das mulheres no âmbito da associação e vamos conseguir trabalhar esses direitos com a participação também das nossas associadas. Tratamos, especificamente, da questão da presença feminina nos espaços de poder e do respeito às mulheres no nosso trabalho. Esta foi uma reunião para defensoras públicas com a fala de defensoras públicas”, afirmou.
A Defensora Pública Geral Camila Canário também participou da mesa de abertura. Para a defensora pública Daniely Melo Oliveira, coordenadora da 13ª regional e uma das palestrantes do evento, além do machismo arraigado em alguns ambientes, é preciso lidar com o preconceito racial.
“Mesmo após alguns anos de atuação, quando ocupamos esse espaço de poder, somos consideradas inaptas ou somos consideradas autoritárias, porque este não é um lugar que permite que seja ocupado por uma mulher negra. Nós precisamos, sim, ocupar esses locais e nos fazer presentes”, defendeu.
O público também acompanhou as palestras de Luana Lira Ramalho, Defensora Pública e idealizadora dos ‘Mamaços Virtuais da Defensoria da Bahia’. Além dela, Jeniffer de Barros Rodrigues Defensora Pública do Estado do Pará e presidenta da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (AMDEFA), também palestrou.
Comissão de Defesa das Mulheres e de Proteção à Maternidade
A ADEP-BA lançou o edital de criação da Comissão de Defesa das Mulheres e de Proteção à Maternidade. O objetivo é promover políticas da ADEP-BA e da DPE-BA e garantir a igualdade de gênero e o fomento aos direitos das mulheres e maternidade.
O documento também chama a atenção para o cumprimento do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)”. Assim, o texto visa eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.