Bahia

Após 20 dias de greve, aulas são retomadas nas escolas de Alcobaça

Atividades na rede municipal de ensino foram reiniciadas nesta segunda.

NULL
NULL

As aulas da rede municipal de ensino do município de Alcobaça, no sul da Bahia, foram retomadas na manhã desta segunda-feira (5), após acordo entre professores, funcionários e prefeitura. Servidores ficaram em greve por 20 dias e chegaram a ocupar o prédio da Câmara de Veradores da cidade por três dias.

De acordo com informações passadas ao G1 pela secretária de Educação de Alcobaça, Tânia Gusmão, os cerca de 6 mil alunos das escolas do município tiveram aula normal nesta segunda-feira. Segundo ela, serviços como merenda e transporte, que estavam entre as pautas de greve dos professores, também funcionaram bem nas 37 escolas da cidade.

A professora Anilda Souza, que trabalha em Alcobaça, confirmou as informações. Segundo a servidora municipal, as aulas, que terminariam no dia 16 de dezembro, serão encerradas no dia 28 de dezembro, por conta do calendário de reposição. Para repor todos os dias perdidos, haverá aulas nos finais de semana e feriados, incluindo no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, informou a professora.

Ocupação
Os professores e funcionários da rede municipal ocuparam a Câmara de Vereadores do município entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Eles deixaram o local após acordo com a prefeitura.

Conforme a professora Telma Miranda, coordenadora do Sindicato dos Professores na cidade, ficou acertado o reajuste de 11,36%, dividido em três parcelas, dentre outras exigências dos servidores. Uma assembleia ocorreu na sexta-feira (2) para homologar o que foi definido no acordo.

Alguns pontos discutidos na reunião, como a regularidade do transporte escolar, ficaram pendentes e serão discutidos em outro encontro com representantes da prefeitura.

Reivindicações
Os servidores fizeram a mobilização para pedir reajuste salarial e melhorias no sistema educacional da cidade.

Entre as reivindicações das categorias, estavam a regularidade no transporte escolar, melhorias e regularidade na merenda, melhores condições de trabalho e o cumprimento da posse dos  diretores eleitos em 2015.

Fonte: G1 – BA/(Foto: Elisângela Azevedo e Regina Neves)