Bahia

Apenas 28% dos adolescentes de 11 a 14 anos tomaram a segunda dose da vacina contra a dengue na Bahia

Até o momento, a Bahia contabiliza 143 mortes confirmadas por dengue e mais de 231 mil casos prováveis da doença

Divulgação/Sesab
Divulgação/Sesab

O Ministério da Saúde informou que somente 28% dos adolescentes de 11 a 14 anos na Bahia retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a dengue. O imunizante, que é oferecido gratuitamente pelo SUS, requer duas doses com um intervalo de três meses para garantir a proteção completa.

Das mais de 157 mil primeiras doses aplicadas a esse grupo etário, apenas 43,9 mil jovens voltaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 125 dos 417 municípios do estado foram contemplados com as doses. Inicialmente, 115 cidades receberam o imunizante, e mais dez receberam remessas de doses remanejadas de um lote próximo ao vencimento. A Sesab também destacou que o Ministério da Saúde ainda não ampliou o número de municípios incluídos na campanha nem enviou novas remessas.

O Ministério da Saúde, por sua vez, afirma que adquiriu todo o estoque mundial disponível da vacina contra a dengue e que as entregas são feitas mensalmente, conforme a capacidade de produção do laboratório. Para a Bahia, foram distribuídas 407.683 doses, das quais 198.275 já foram aplicadas.

Até o momento, a Bahia contabiliza 143 mortes confirmadas por dengue e mais de 231 mil casos prováveis da doença. O estado também registrou 6.079 casos graves, com a maioria das vítimas sendo mulheres (56,2%) e pessoas pardas (58%). Até o início da semana, 17 municípios baianos enfrentavam epidemia de dengue.