Desenvolvimento

Ângelo Almeida diz que chegada de fábricas à Bahia fortalece geração de empregos

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, participou da cerimônia de inauguração da Unipar, em Camaçari

Ângelo Almeida diz que chegada de fábricas à Bahia fortalece geração de empregos
Vagner Souza/PS Notícias

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, afirmou que a chegada de fábricas de diversos segmentos, ao estado, fortalece a geração de empregos e estimula cada vez o investimento no setor produtivo.

A declaração do titular da pasta foi dada na manhã desta quinta-feira (3), antes da cerimônia de inauguração da fábrica da Unipar, no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A empresa, líder na produção de cloro e soda na América do Sul, terá na sua nova estrutura a capacidade de produção de 10 mil toneladas/ano de cloro. A capacidade, ainda conforme a Unopar, deve suprir a necessidade de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica na Região Nordeste.

“É com alegria que a gente recebe mais uma empresa, essa que é responsável naturalmente pelo encadeamento de valor no setor petroquímico, e vem contemplar todo o trabalho do governador Jerônimo [Rodrigues], através de programas de benefícios fiscais, do Desenvolve, fazendo atração de investimentos”, disse o titular da SDE.

“Mais uma empresa, na semana passada foi a São Brás, gigante também nacional da produção de alimento (…) semana que vem, dia 15, já temos a Dragão também em Mata de São Gerônimo. Enfim, uma sequência de empregos, de investimentos chegando e outros sendo anunciados”, completou Ângelo Almeida.

Unipar: saiba detalhes sobre a fábrica na Bahia

Com cerca de 55 anos de história, a Unipar – fábrica brasileira, considerada a maior produtora de cloro/soda da América do Sul e a segunda maior produtora de PVC na região –, irá consolidar sua expansão na região Nordeste com a inauguração do novo empreendimento em Camaçari. Os produtos da Unipar atendem setores essenciais, como saneamento, construção civil, alimentos, fármacos e produtos hospitalares.

O anúncio de que o município iria sediar a primeira unidade fabril no Nordeste foi feito em 2022. À época, a previsão da empresa era de investir cerca de R$ 130 milhões, com perspectiva de produção de aproximadamente 10 mil toneladas de cloro por ano. Com a inauguração, a Unipar passará a contar com quatro unidades produtivas: além da nova planta no município baiano, duas em São Paulo e mais uma na Argentina.