A partir da próxima segunda-feira, 12, os usuários do transporte público de Salvador terão de pagar R$ 5 para adquirir o cartão de integração entre o metrô e os ônibus urbanos e intermunicipais. Apesar da proximidade da cobrança, a maioria dos passageiros desconhece a mudança.
O início da venda dos cartões é resultado de uma ação conjunta da CCR Metrô, SalvadorCard e Metro Passe. O objetivo é incentivar os passageiros a utilizarem o bilhete identificado – feito a partir de um cadastro gratuito com o CPF do usuário – que possibilita a recuperação dos créditos em caso de perda ou roubo.
O coordenador de atendimento ao usuário da Intregra, Cláudio Malamut, explica que a cobrança inicia uma nova fase do sistema de transporte em Salvador. Segundo ele, desde a implantação do metrô, já foram distribuídos gratuitamente cerca de três milhões de cartões, o equivalente a três unidades por usuário.
"Esta etapa ainda é uma promoção, pois o preço normal do cartão é de duas tarifas, e estamos cobrando R$ 5. A grande vantagem destes novos cartões é que eles permitem o bloqueio e funcionam da mesma forma que o avulso, sem restrições. Se a pessoa adquirir o avulso e transformá-lo em identificado, receberá de volta o valor em forma de crédito", explica.
A Tardde //// A F /////