Uma operação denominada “Conexão Clandestina III”, que investiga furto de petróleo bruto em dutos da Transpetro, está sendo realizada, nesta quarta-feira (7), na Bahia e em outros três estados do país: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O inquérito aponta que o prejuízo da Transpetro com o produto desviado chega a R$ 283 mil, no período monitorado durante investigação.
Segundo informações do Ministério Público (MP-BA), a ação foi desencadeada para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em endereços suspeitos, onde ocorreriam o crime, e em locais que seriam usados para receptar e comercializar o produto, como refinarias clandestinas e postos de gasolina. Nenhum suspeito foi preso.
Conforme o MP, o furto é feito, na maioria das vezes, pela instalação de uma válvula no duto. O processo é chamado de trepanação e pode resultar em vazamento e até explosão do material. O crime, conforme o órgão, oferece grave risco para a população do entorno dos locais de extração clandestina e ao meio ambiente.
G1 // ACJR