Política

Oposição na Câmara vai discutir criação de comissão de inquérito sobre obras na Barra

1Nós vamos discutir e analisar os cenários, conversar com todos os partidos e vereadores da bancada', explicou Marta em entrevista.

NULL
NULL

Oposição na Câmara vai discutir criação de comissão de inquérito sobre obras na Barra

A bancada de oposição na Câmara de Vereadores vai discutir nesta quarta-feira (7) a possibilidade de criar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar irregularidades na orla da Barra. Segundo a líder do bloco, Marta Rodrigues (PT), os vereadores do grupo vão se reunir e debater a viabilidade da proposta antes da sessão de votação prevista para acontecer no plenário. "Nós vamos discutir e analisar os cenários, conversar com todos os partidos e vereadores da bancada", explicou Marta em entrevista.

Ela, no entanto, preferiu não antecipar se acredita que os demais membros da bancada vão "comprar a ideia" e tentar emplacar a comissão. "Se todo mundo estiver disposto, nós vamos [tentar criar a CEI]", afirmou. Por representar uma minoria diminuta na Casa, a chance dessa proposta de investigação sair do papel é pequena. A bancada de oposição conta com apenas 10 integrantes. Mesmo que os independentes Hilton Coelho (PSOL) e Edvaldo Brito (PSD) acolham a ideia, o grupo ainda não alcançaria o número mínimo de assinaturas para propor a apuração, que é de 15, o equivalente a um terço da quantidade de vereadores na cidade.

Além disso, para que a CEI seja efetivamente aberta, a proposta ainda precisaria ser aprovada por pelo menos dois terços da Casa. Ou seja, 29 vereadores. No último ano, o vereador Kiki Bispo (PTB), integrante da base do prefeito ACM Neto, tentou criar uma CEI sobre o naufrágio da lancha Cavalo Marinho I. Mesmo fazendo parte de uma bancada numerosa, a proposta acabou não saindo do papel. Na avaliação do líder da bancada de situação, Henrique Carballal, a tentativa de criar uma CEI seria uma estratégia "pequena" e "mesquinha" da oposição.

"Acho que Marta vai acabar ganhando o apelido de 'Marta no País das Maravilhas", ironizou Carballal. "Acho que ela só conseguiria três assinaturas para uma comissão como essa. Quem tem condição de instalar CPI somos nós", declarou ao Bahia Notícias. Segundo ele, a bancada de situação é quem poderia instalar insvestigações sobre as obras da Fonte Nova e do metrô pelo fato da Câmara ter aprovado isenções de impostos para elas. Ambas são de responsabilidade do governo do estado.

As suspeitas de irregularidades na obra de requalificação da Barra voltaram a ficar em evidência recentemente, depois que ACM Neto criticou a Secretaria de Segurança Pública do governo do estado por conduzir investigações sobre o caso. Segundo o prefeito, a pasta não tem competência para fazer a apuração. Já nesta segunda (5), a bancada aliada ao governador Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) protocolou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada para o mesmo assunto na Casa (veja mais). ACM Neto rebateu novamente e disse que pelo fato da obra ser feita pelo Município, não caberia à AL-BA averiguar a situação.

Fonte: Bahia Noticias // AO