Os trabalhadores em postos de combustíveis da Bahia protestaram nesta quinta-feira (6) em um posto de gasolina na Avenida Garibaldi, no Rio Vermelho, impedindo consumidores de abastecer seus veículos. A categoria decidiu entrar em greve na segunda-feira (10), após realização de uma assembleia no dia 24 de julho.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustiveis e Derivados de Petróleo da Bahia (Sinposba), foram oito rodadas de negociações, seis no Sindicombustíveis e duas na sede do Ministério Público do Trabalho.
O Sinposba disse ainda que os patrões recusam em avançar nos benefícios sociais, querem retirar direitos como a periculosidade para os que trabalham nas lojas de conveniências e escritórios, não investem em segurança deixando a categoria exposta a assaltos e não garantem ambiente de trabalho decente e saudável.
Ainda de acordo os trabalhadores, muitos patrões não fornecem água potável para beber e nem área de convivência, praticam assédio moral simulando demissões por justa causa burlando direitos trabalhistas, descontam fardamento dos trabalhadores, cheques devolvidos e prejuízos dos assaltos como se fossem vales de adiantamento de salário, instituindo constantemente fraudes nas relações de trabalho.
(Foto: Divulgação/Sinposba)