Esporte

Delegações começam a desembarcar em Salvador para Mundial de Luta Olímpica

Os atletas brasileiros desembarcam em Salvador somente no próximo domingo (9).

NULL
NULL

As delegações dos 58 países que participam do Campeonato Mundial de Wrestling Júnior, que será realizado entre os dias 11 e 16 de agosto, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, começam a desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador a partir da tarde desta quinta-feira (6). Representantes da Suécia, Azerbaijão e Dinamarca serão os primeiros a chegar na capital baiana. Para a competição, mais de 600 atletas, com faixa etária entre 18 e 21 anos estarão na capital baiana. Mais de 20 mil pessoas devem desembarcar em Salvador para acompanhar o mundial. Os primeiros pousos estão previstos para 19h35 (Suécia) e 22h11 (Azerbaijão) da quinta-feira. No mesmo dia, às 14h, também desembarca a atleta brasileira Joice da Silva – medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho deste ano. A lutadora vem apoiar a realização do evento. 

Planilha com programação de chegada das delegações

Os atletas brasileiros desembarcam em Salvador somente no próximo domingo (9). Os pousos estão marcados para às 10h52, 11h20, 11h38 e 14h. Esta será a primeira vez na história da luta olímpica mundial, que o Brasil será sede do mundial de wrestling. 

Centro Pan-Americano de Judô

O centro ocupa uma área de 20 mil metros quadrados e possui ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição, com capacidade para cerca de duas mil pessoas, centro de preparação e recuperação física de atletas, área de estacionamento com 325 vagas, estrutura administrativa com restaurante, museu do judô, centro de capacitação profissional, auditório para 200 pessoas, sala vip, centro de treinamento, alojamento com dez suítes, 12 dormitórios duplos, oito quádruplos, sala de jogos, piscina, quadra poliesportiva e pista de corrida de 100 metros com quatro raias para aquecimento dos atletas.

A Bahia foi escolhida sede do mundial por oferecer melhores condições para realização do evento que cidades concorrentes como Lausanne, na Suíça, Sofia, na Bulgária, além de Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. A defesa da candidatura de Salvador foi feita na cidade polonesa de Walzbrych, em março deste ano, pelo secretário Álvaro Gomes. “Esse é mais um presente do Governo da Bahia aos desportistas baianos, e de todo o continente, pelo ineditismo da realização”.

Reprodução: Secretária de Comunicação – BA