Bahia

Novo trecho da Linha Azul terá estrutura para receber ônibus do BRT, diz Conder

Do ponto de vista de sistema viário, asfáltico já está tudo pronto

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Novo trecho da Linha Azul terá estrutura para receber ônibus do BRT, diz Conder

 

O trecho seis da Linha Azul, que fará a conexão entre as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa até a rótula próxima à Ladeira do Mandu, já contará com a infraestrutura para comportar o Bus Rapid Transit ou BRT de Salvador, como é mais conhecido.

De acordo com o diretor de Obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva, a intervenção, que será inaugurada pelo governador Rui Costa no próximo sábado (3), terá a pista exclusiva para que os ônibus do BRT possam trafegar quando o sistema começar a funcionar na capital baiana.

Quando a prefeitura de Salvador transferiu as obras do metrô para a responsabilidade do governo estadual, em 2013, foi selado um contrato interfederativo no qual o estado se comprometeu a oferecer a infraestrutura viária, enquanto o município ficou com a atribuição de operar o BRT, um transporte de alta capacidade.

“Do ponto de vista de sistema viário, asfáltico já está tudo pronto. Inclusive, as paradas de ônibus, próximas às futuras estações já estão com as baias de concreto, porque têm durabilidade melhor”, explicou Silva, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (28).

Segundo o diretor de Obras da Conder, as intervenções em relação ao BRT estão sendo realizadas por uma empresa contratada pelo governo estadual, que, além de implantar a estrutura, precisa elaborar o projeto, executar a obra e também trabalhos sociais com a comunidade.

A estrutura contará com três faixas, uma para tráfego normal de veículos, e outra exclusiva para o BRT. “Só que, enquanto não houver transporte, a gente coloca essa faixa para o tráfego geral”, pontuou Silva.

O especialista explicou também que, em casos como o de transporte tipo BRT, o sistema é similar ao metrô. Como ele terá cobrança interna, precisará de estações com catracas, assim como ocorre no outro modal, que estarão instaladas no canteiro central da pista. Com isso, as portas dos ônibus precisarão estar no lado esquerdo.

Ainda segundo Silva, em outros obras entregues pelo governo que fazem parte da Linha Azul e Vermelha, a estrutura também foi montada. É o caso da duplicação da Avenida Orlando Gomes, na Linha Vermelha, e na ligação entre a BR-324 e o bairro de Águas Claras.

O novo trecho que será entregue pelo governo recebeu investimentos de R$ 647 milhões. Na construção de toda a Linha Vermelha e a Azul, estão sendo investidos R$ 1,47 bilhão, de acordo com o governo estadual.

 

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