Política

Câmara aprova intervenção no Rio, e texto segue para o Senado

Ponto pacífico na base do governo, operação enfrentou resistência da oposição

NULL
NULL

 

A deputada Laura Carneiro (MDB-RJ) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante sessão de votação do decreto

A deputada Laura Carneiro (MDB-RJ) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante sessão de votação do decreto – Pedro Ladeira/Folhapress

 

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta terça (20) o decreto de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, assinado na sexta (16) pelo presidente Michel Temer.

O texto foi aprovado por 340 votos a favor e apenas 72 contra e uma abstenção, depois de mais de sete horas de sessão. Apenas PT, PC do B e PSOL orientaram contra a aprovação do decreto.

Agora, o decreto, que tramita em regime de urgência, seguirá para o Senado Federal, onde deve ser apreciado em plenário nesta terça-feira (20). Lá, tem que ser aprovado também por maioria simples.

O presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), ainda não designou relator para a matéria. Na Câmara, a relatora foi a deputada Laura Carneiro (MDB-RJ).

Ponto pacífico na base do governo, a intervenção enfrentou resistência de partidos da oposição. O PT se manteve em obstrução durante a votação, e o PSOL chegou a protocolar um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta segunda-feira para tentar impedir a realização da sessão, mas o pedido foi negado pelo ministro Celso de Mello.

 

Folha/// A F ////