Política

Eleição no MP: procurador de Justiça defende legitimidade de Rui escolher qualquer um em lista tríplice

A eleição para o comando do MP-BA acontece nesta segunda-feira (19) das 9h as 17h.

NULL
NULL

[Eleição no MP: procurador de Justiça defende legitimidade de Rui escolher qualquer um em lista tríplice]

A procurador de Justiça Aurisvaldo Sampaio, candidato ao cargo de procurador-geral do Ministério Público da Bahia (MP-BA), afirma que é legítimo o governador Rui Costa (PT) escolher o que quiser entre os três mais votados na corrida pela chefia do órgão ministerial.

A eleição para o comando do MP-BA acontece nesta segunda-feira (19) das 9h as 17h. O colégio eleitoral do Ministério Público é formado por 577 membros, sendo 57 procuradores de Justiça e 520 promotores de Justiça. Eles poderão votar em até três candidatos. Os três mais votados comporão lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado, a quem caberá escolher e nomear o chefe da instituição.

"Espero que seja escolhido o melhor para o Ministério Público. Tenho certeza que todos os quatro têm condições plenas de exercerem a chefia institucional. Seguramente, o Ministério Público crescerá com esse processo e tem uma nova fase no dia de hoje", disse o procurador da Justiça Aurisvaldo Sampaio em conversa com o BNews. 

Para ele, é "democrático" o governador escolher qualquer um dentre os três mais votados. "É um direito do governador escolher qualquer um dos três que estiverem na lista. Isso é democrático, é constitucional, está previsto na Constituição Federal. Inclusive, quem tem a legitimidade do voto popular é o governador, então ele tem a liberdade de escolher qualquer um dos integrantes da lista tríplice", afirma.

Fonte: Bocao News // AO