Brasil

Lula sabia de caixa 2, mas não negociou com ele, reafirma Marqueteiro

O marqueteiro já havia abordado o assunto em seu acordo de delação premiada

NULL
NULL

Santana (de óculos) e Mônica Moura (de óculos escuros) após serem soltos, em 2016

 

O marqueteiro João Santana reafirmou nesta segunda-feira (5), em depoimento ao juiz Sergio Moro, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha conhecimento da existência de pagamentos em caixa 2 pelos serviços prestados na campanha do petista à reeleição, em 2006.

O marqueteiro já havia abordado o assunto em seu acordo de delação premiada, firmado no ano passado. Santana prestou depoimento como testemunha de acusação no chamado processo do sítio de Atibaia (SP), da Operação Lava Jato, em que Lula é acusado de ter recebido propina das construtoras Odebrecht, OAS e Schahin por meio de reformas no imóvel.

O MPF (Ministério Público Federal) também diz que o ex-presidente comandou a formação de um esquema criminoso destinado, entre outras coisas, ao seu enriquecimento ilícito e a "financiar caras campanhas eleitorais". A defesa de Lula diz que não há elementos que permitam cogitar a participação do petista nos crimes indicados. Os advogados também negam que o expresidente seja o real dono do sítio de Atibaia.

Em seu depoimento, Santana afirmou que nunca tratou com Lula sobre valores ou formas de pagamento de serviços da campanha. No entanto, contou que "duas ou três vezes", inclusive depois da eleição, reclamou diretamente com o ex-presidente sobre atrasos nos pagamentos.

Reprodução: UOL

REDAÇÃO DO LD