A partir deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ampliar a oferta do curso para capacitar mais de 600 mototaxistas que circulam em Salvador e região metropolitana. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada nesta segunda-feira (3), pelo órgão e o Sindicato de Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), que aderiu à campanha ‘Leve a consciência na garupa’.
O objetivo da campanha é reduzir o número de acidentes envolvendo motos. Já foram capacitados pelo Detran 35 mototaxistas em Porto Seguro, no sul da Bahia. O órgão também está preparando mais 140 profissionais em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Segundo o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, a parceria com o Sindmoto vai permitir que o curso chegue a todas as regiões da Bahia.
Com duração de 30 horas, a capacitação consiste de aulas práticas e teóricas, em que os mototaxistas aprendem noções de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, segurança e saúde, ética, cidadania e transporte de pessoas. A capacitação garante que os profissionais possam circular nas vias de forma legal, como predispõe a Lei nº 12.009/09, que regulamenta a atividade.
Fonte: Detran-BA