Esporte

Bahia vence a 1ª no Nordestão e ganha alívio após começo de ano ruim

Resultado põe equipe de Guto na liderança do Grupo C

NULL
NULL

Quando o Bahia chegou a Teresina tinha a desconfiança após um começo de temporada abaixo do esperado. Na volta para casa, o Tricolor leva a liderança do Grupo C da Copa do Nordeste e a vitória por 2 a 0, gols de Kayke e Zé Rafael, sobre o Altos, no estádio Albertão, pela segunda rodada do Nordestão. Não foi uma exibição ainda que resgatou lembranças do campeão do Nordeste do ano passado. Pelo contrário: passou sufoco, mas o resultado dá tranquilidade para sequência de Guto. Insistente, o time da casa errou quando teve chances e se deparou com um adversário objetivo e cirúrgico quando finalizou.   

Depois do tropeço na Fonte Nova, o Bahia assume a liderança com três pontos em dois jogos. O Botafogo-PB tem a mesma pontuação, mas perde no número de gols marcados, e é vice-líder do grupo. Altos é lanterna, com apenas um ponto e tem a classificação ameaçada. O Náutico é 3º colocado. 

Aos três minutos, com a primeira finalização da partida de Manoel, se imaginou um primeiro tempo animado, corrido. Nada disso no Albertão. A equipe de Guto tomou iniciativa a partir dos 15 minutos, mas esse controle esbarrou na defesa organizada pela equipe piauiense – que chegou ao gol de Douglas, principalmente, nas bolas paradas: foram seis escanteios. Embora tenha tido movimentação com Vinícius e Zé Rafael, a bola do Tricolor esbarrava sempre em alguém do Altos. Um chutaço de Zé Rafael, aos 21, defendido por Gideão acabou sendo o melhor ataque produzido pelos baianos, que no geral fizeram uma etapa sem empolgar.

Se a construção ofensiva do Bahia não funcionou, Netinho – lateral do Jacaré – quase fez contra ao tocar de cabeça para escanteio. Aos 46, a chance mais clara de gol veio dos donos da casa: Manoel, após presente de Mena, ficou cara a cara, mas tirou tanto do goleiro que perdeu a oportunidade de fazer 1 a 0.

E como um filme repetido, o segundo tempo começou com uma finalização logo de cara, com pouco mais de 1 minuto. Greogore mandou uma pancada para defesa de Gideão, meio que no susto. Mais aberto, o confronto teve o Bahia bombardeando a meta do Altos em finalizações de fora da área. E o rival também aprontando. Américo, por duas vezes, ficou com liberdade para concluir, mas errou nas duas: isolou e teve azar na outra. Aos 16, elas fizeram falta. Kayke, em velocidade, emplacou uma corrida do campo de defesa até encher o pé e comemorar o 1 a 0. Zé Rafael (para o Bahia) e Roger Gaúcho (para o Altos) tentaram mudar o placar. Diante de um insistente Alviverde, Zé Rafael – aos 43 – marcou o gol da vitória do time de Guto Ferreira. 

Próxima rodada do Nordestão só daqui a um mês para a dupla. O Bahia recebe o Náutico na Arena Fonte Nova, às 21h15, no dia 22 de fevereiro. O Altos encara no mesmo dia, no Almeidão, às 19h, o Botafogo-PB. Lembrando que a segunda rodada do Grupo C será completada apenas no dia 8 de fevereiro, com Belo x Timbu.

Fonte: Globo Esporte // AO