Esporte

Homenageado por ídolos, Ronaldinho irá detalhar despedida em março

Na quarta-feira (17) à noite, o ex-jogador se pronunciou pela primeira vez com um longo texto postado em seu perfil oficial no Instagram

NULL
NULL

O dia seguinte ao anúncio oficial da aposentadoria de Ronaldinho Gaúcho foi marcado por homenagens de ídolos do futebol ao ex-jogador do Barcelona e da seleção brasileira. As manifestações de carinho partiram de ex-atletas, como Pelé e Maradona, de astros que estão em atividade, entre eles Neymar e Messi, e de milhares de fãs anônimos do esporte.

A aposentadoria de Ronaldinho foi anunciada por Roberto de Assis Moreira, seu irmão e empresário. Na quarta-feira (17) à noite, o ex-jogador se pronunciou pela primeira vez com um longo texto postado em seu perfil oficial no Instagram.

Além de agradecer a todos que enviaram mensagens, Ronaldinho afirmou que irá detalhar em março os eventos que marcarão sua despedida do esporte. Ele deve continuar se dedicando às partidas de exibição.

"No mês de março faremos um anúncio de como será esta despedida e os próximos passos. Por enquanto, aqui vai meu muito obrigado. Aquela frase famosa: "gracias, vieja", por ser a minha fonte de inspiração por tanto tempo e [aos] companheiros de muitas vitórias. Obrigado a todos pelas mensagens e carinho", disse Ronaldinho. "Fui muito feliz fazendo deste esporte a minha vida e profissão".

O último jogo de Ronaldinho como profissional foi no dia 26 de setembro de 2015, numa vitória do Fluminense contra o Goiás, por 2 a 0, no Maracanã.

Ele viveu o ápice entre 2004 e 2005, quando foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa. Entre os títulos que conquistou estão a Copa do Mundo de 2002, a Liga dos Campeões de 2005/2006 e a Copa Libertadores de 2013.

Grandes momentos da carreira

1999 – Chapéu no Dunga
Na final do Campeonato Gaúcho de 1999, Ronaldinho, aos 19 anos, faz o gol do título e mostra sua irreverência dando um chapéu no capitão da seleção brasileira Dunga.

2002 – Pra inglês ver
Em um de seus melhores jogos na Copa de 2002, Ronaldinho dá passe para Rivaldo marcar o primeiro gol da seleção e, de falta, faz o segundo na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra.

2005 – Aplaudido pelo rival
No auge da carreira, Ronaldinho foi o destaque de vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Real Madrid no estádio Santiago Bernabéu. Com dois golaços, saiu de campo aplaudido pelos torcedores rivais.

2011 – O último gol pela seleção
Em amistoso em Torreón, no México, Ronaldinho marca contra a seleção local seu último gol com a camisa da seleção brasileira.

2013 – Rei da América
Já sem a mesma forma física, mas ainda esbanjando talento, Ronaldinho conquista seu último grande título. É campeão da Libertadores com o Atlético-MG.

2015 – Despedida dos gramados
Faz seu último jogo como profissional no Maracanã em vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Goiás, pelo Brasileiro. Dois dias depois, rescinde seu contrato com o clube após disputar nove jogos e não marcar nenhum gol.

HOMENAGENS A RONALDINHO

Pelé, ex-jogador: "Você trouxe um sorriso no rosto de todos. Desejo que consiga driblar todos os desafios da vida assim como fez nos gramados."

Maradona, ex-jogador: "Eu gostei muito do seu futebol, Ronaldinho. Como pessoa, você é o rei. Eu te amo muito."

Neymar, jogador do PSG: "Que honra fazer parte da sua história. Sempre vou me lembrar da sua alegria em campo, você deixou um legado que dificilmente será batido no futebol arte. Obrigado por tudo que fez pelos amantes do futebol."

Messi, jogador do Barcelona: "Aprendi muito ao seu lado. Sempre serei grato a você pelo quanto facilitou tudo quando cheguei ao vestiário. Tive sorte de compartilhar muitas coisas com você e fico muito feliz porque, além de um fenômeno com a bola, você é uma pessoa grandíssima e isso é o mais importante. Ainda que decida ir, o futebol não se esquecerá do seu sorriso jamais. Tudo de bom, Ronnie."

Iker Casillas, goleiro do Porto, ex-Real Madrid: "Sofri com você, mas como amante do futebol também desfrutei ver você jogar. Que gênio!"

Roberto Carlos, ex-jogador da seleção brasileira: "Muito obrigado por tudo o que fez por nós e pelo futebol. Você foi sempre um daqueles que nos fez desfrutar deste esporte. Muito obrigado pela sua magia."

Phillipe Coutinho, meia do Barcelona: "Obrigado, ídolo, por ter nos alegrado e encantado com a sua genialidade! Todos nós, admiradores do futebol, vamos sentir muito sua falta."

Samuel Eto'o, atacante camaronês, ex-Barcelona: "Meu irmão e amigo. Obrigado por tudo."

Patrick Kluivert, ex-atacante holandês: "Um jogador e pessoa fantásticos, foi um prazer ter jogado com você, irmão." 

Fonte: Bocão News// FA