Uma fiscalização a veículos de carga realizada pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais nesta semana, entre Divinópolis e Carmo do Cajaru, durou quatro horas e foi suficiente para registrar a soma de R$ 100 mil em fraudes de impostos, referente a sete autuações. O objetivo foi de coibir crimes de sonegação fiscal e o resultado foi informado ao G1 nesta sexta-feira (31) pelo delegado fiscal Eduardo Mendonça.
Ao todo, 80 veículos foram fiscalizados na ação, que aconteceu em um posto policial na MG-050. Transportadores de outras cidades e estados também foram abordados e, devido à constatação de fraude, foram multados. "O valor é referente a sete autuações. Todos os responsáveis já efetuaram o pagamento e regularizaram a situação", informou o fiscal.
Neste tipo de ação, o foco da fiscalização se restringe às mercadorias transportadas, que precisam ser compatíveis com a nota fiscal dos produtos. O documento não pode estar vencido.
Outras ações
Ainda segundo Mendonça, por determinação do Governo de Minas, esse tipo de fiscalização passa a ocorrer semanalmente, em diferentes pontos. "A primeira ocorreu no dia 14 de julho", na MG-050, em Carmo do Cajuru. Na época, 200 veículos foram fiscalizados e as autuações chegaram a R$ 70 mil", acrescentou.
Fonte: G1 Foto: G1