Após fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente constatarem um vazamento de resíduos de esgoto que foram parar no Rio Mucugê, em Porto Seguro, no sul da Bahia, a prefeitura decidiu aplicar multa de R$ 1 milhão à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A concessionária tem 20 dias para recorrer.
A prefeitura informou que o dinheiro da multa estipulada deverá ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que analisará de que forma o recurso será aplicado.
A liberação dos resíduos ocorreu, de acordo com a prefeitura, pela estação da Embasa que fica na estrada que liga o bairro São Francisco ao bairro Vilas do Arraial, em Arraial d'Ajuda. O relatório elaborado pelos fiscais foi apresentado ao Ministério Público (MP-BA).
Segundo a Embasa, o vazamento foi acidental, e aconteceu durante uma obra de melhorias no sistema coletor de esgotos do distrito, na semana passada, após uma tubulação romper na estação que fica perto do rio.
A empresa informou que enviou equipes ao local para resolver o problema e a situação foi normalizada. A Embasa acrescentou também que já recebeu a notificação e que vai prestar esclarecimentos à prefeitura municipal.
Fonte: Bocão News// FA