A montagem dos camarotes nos principais circuitos do Carnaval já denuncia: falta pouco mais de 30 dias para o início do Carnaval, e a capital baiana, pouco a pouco, já se prepara para o evento mais esperado do ano.
O folião, sobretudo o que prefere curtir festa na pipoca, também já pode começar a se programar. Em 2018, cerca de 70% dos trios independentes deverão desfilar no circuito Osmar (Campo Grande).
As atrações, que ainda estão em fase de contratação, serão distribuídas nos três últimos dias da festa momesca. A iniciativa, segundo a prefeitura, tem o intuito de revitalizar o Carnaval no centro da cidade, que, há pelo menos seis anos, sofre com o esvaziamento nos principais dias de folia.
Na pesquisa, a maioria dos foliões entrevistados apontou uma preferência pela festa do circuito Dodô (Barra), devido, sobretudo, à falta investimentos em atrações de “peso” na avenida.
A pesquisa mostrou, ainda, um maior interesse dos participantes pelas apresentações gratuitas, que se apresentam fora dos blocos.
Diante do resultado, o Campo Grande deve ganhar, no próximo ano, o status de “circuito oficial da pipoca”: “É uma forma dar uma nova vida à festa do centro da cidade e de atrair grandes atrações da música baiana para o circuito”, afirmou o titular da Secretaria de Cultura, Cláudio Tinoco.
A ideia, segundo ele, é equilibrar o volume de atrações que atraiam o público nos dois circuitos principais – Dodô e Osmar. A medida visa evitar o esvaziamento do Campo Grande no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, quando as estrelas da axé music desfilam, majoritariamente, no circuito Barra-Ondina.
A resolução teve como parâmetro pesquisa qualitativa inédita, encomendada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que visa subsidiar estratégias de comunicação e buscar soluções para a festa.
O estudo, realizado pela empresa Dataqualy em setembro deste ano, reuniu opinião de foliões pipoca, de blocos, de camarote e ex-foliões de bloco, entre 18 e 45 anos de Salvador, de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília e de outros países.
A Tarde /// A F /////