Política

Vereadora propõe tornar a moqueca de peixe patrimônio cultural de Salvador

A edil argumenta ainda que a moqueca baiana é a autêntica

NULL
NULL

A vereadora Rogéria Santos (PRB) protocolou, na Câmara Municipal, um projeto de lei que torna a moqueca de peixe patrimônio cultural de Salvador. Como a Casa está em recesso, a matéria deve ser avaliada apenas no próximo ano. 

Na justificativa da proposição, a vereadora conta a história do prato e compara a receita da capital baiana e a do Espírito Santo, onde a moqueca também é tradição. “Não há brasileiro que nunca tenha ouvido falar de moqueca. O prato e suas inúmeras variações está presente na cozinha de vários estados principalmente Bahia e Espírito Santo e disputou o posto de símbolo culinário nacional”, escreve.

A edil argumenta, porém, que a moqueca baiana é a autêntica. “É sabido que a tradicional receita da moqueca baiana, com leite de coco e azeite de dendê, é a autêntica. Contudo a moqueca como a conhecemos, uma caldeirada à base de peixes ou frutos do mar, evoluiu de algo bem diferente, do qual sobrou apenas a sonoridade do nome”, descreve.

Em seu primeiro ano de mandato, Rogéria também chegou a propor a criação do Dia do Turbante, o Dia Municipal da Baiana de Acarajé e o Dia Municipal da Força Jovem Universal, de cunho religioso. 

Fonte: Bocão News// FA