A Polícia Civil investiga a morte de nove vacas em um fazenda localizada na zona rural de Juazeiro, cidade no norte da Bahia. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (25). A suspeita é que os animais tenham sido envenenados.
Os animais foram encontrados agonizando, logo cedo, pelo caseiro da fazenda. Joaquim Souza relatou que o comportamento dos animais mudou depois que ele foram levados para o pasto, onde se alimentam de capim.
“Eu acordei 4h da manhã, vim tirar o leite. Umas 6h40 o gado veio para esse pasto. Uma 7h20 cheguei aqui e já encontrei o gado nesses sintomas”, disse Joaquim.
A propriedade onde o caso ocorreu fica no bairro Dom José Rodrigues e foi comprada há seis anos. a dona dos animais, Pérsida silva, criava cerca de vinte vacas leiteiras e alguns bezerros. Dez vacas foram levadas para o pasto e apenas uma sobreviveu. Todas estavam prenhas. Conforme a Pérsida, os prejuízos com as mortes dos animais passam de R$ 75 mil.
“Comecei a pedir socorro aos vizinhos que cuidam de gado há muito tempo, e quando chego aqui me deparo com essa situação. Era o meu ganha pão, nosso ganha pão, vivia disso. Nosso emocional está completamente abalado por tamanha malvadeza”, lamenta a dona da propriedade.
Um fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e um veterinário estiveram na fazenda. No local foram colhidas amostras do sangue e das víceras dos animais. O material vai ser encaminhado para Salvador para ser analisado.
“A princípio, se leva o fato de parecer envenenamento, intoxicação alimentar com envenenamento. Procedemos com os tramites legais, coletamos materiais, vamos tentar chegar a um diagnóstico”, disse José Arnaldo Silva, fiscal da Adab.
Por medida de segurança, a comida e a água dos animais, usadas antes das mortes, foram descartadas.
Fonte: G1 // AO