Política

Maluf pode ser transferido para Brasília apenas depois do Natal

Após decisão de ministro do STF, que determinou cumprimento de pena, deputado passou primeira noite na carceragem da PF, em SP

NULL
NULL

 

 

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos, poderá ser transferido para o presídio da Papuda, em Brasília, apenas depois do Natal. No fim da tarde desta quinta-feira, a defesa do parlamentar considerou “inviável” uma transferência ainda hoje, e disse que, se não acontecer nesta sexta-feira, Maluf deve seguir para Brasília apenas depois do feriado.

Hoje é inviável (transferência). Há uma logística a ser feita, coordenação entre a Polícia Federal daqui e de Brasília, deslocamento de aeronave. Então não vai ser feito nada hoje — afirmou o advogado Jorge Nemer.

A defesa do deputado destacou ainda que há a preocupação grande com a saúde de Maluf. Segundo Ricardo Tosto, também um de seus advogados, o parlamentar precisa ser auxiliado por demais presos para caminhar ou usar o banheiro. Maluf passou a noite sozinho em uma cela do 3º andar da carceragem da Polícia Federal, no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo.

O deputado se entregou ontem após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar, na terça-feira, o início imediato do cumprimento da pena de mais de 7 anos de prisão.

O político foi condenado em maio por desvio de recursos na construção da Avenida Água Espraiada, atual Jornalista Roberto Marinho, quando foi prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996. A defesa recorreu da condenação, mas a apelação foi negada por Fachin.

O Globo //// A F /////