Política

Pesquisa alavanca Neto na prefeitura e vitória para as eleições de 2016

Já no primeiro turno ele ganha como prefeito

NULL
NULL

Já se passaram dois anos e sete meses após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tomar posse do cargo, e sua popularidade em alta. A gestão do democrata é aprovada por 82% dos soteropolitanos, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (28), pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Os novos números confirmam o bom resultado obtido por Neto nas duas últimas pesquisas sobre a avaliação dos prefeitos das maiores capitais do país, feitas pelo Vox Populi em janeiro e dezembro do ano passado. Em ambas, ocupou a primeira posição no ranking, com índice de bom e ótimo de 51% e 61%, respectivamente.

Na nova pesquisa, apenas 15,3% dos entrevistados desaprovam a gestão do prefeito, enquanto 2,7% não souberam ou não quiseram opinar. Para 58,3%, a administração é melhor do que a expectativa que tinham. Outros 29,7% consideram a performance de Neto igual ao esperado, enquanto 8,8% acham pior.

O Paraná Pesquisas também mediu a avaliação do prefeito através de quatro recortes: sexo, idade, classe social e escolaridade. Entre os homens, ACM Neto obteve 83,6% de aprovação, ligeiramente superior ao índice positivo atribuído ao prefeito pelas mulheres, que foi de 80,6%.

A pesquisa mediu ainda as intenções de voto para Salvador. Em todos os cenários, ACM Neto lidera com folga. Na espontânea, sem nomes apresentados, ele aparece com 27,1%, bem a frente do segundo e terceiro colocados – o secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino (PT), com 0,9%, e a senadora Lídice da Mata (PSB), com 0,6%.

Na estimulada, há três cenários. No primeiro, Neto tem 61,5%, seguido pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), com 11,8%, e  Lídice, com 9,3%. Os deputados Alice Portugal (PCdoB) e Antônio Brito (PTB) aparecem, em sequência, com 4,4% e 1,7%.

(Foto: Reprodução/Valter Pontes//Agecom)