O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) faz uma operação nesta terça-feira (21) para combater crimes dentro do sistema penitenciário em Goiânia e Anápolis. São cumpridos 11 mandados de prisão, a maioria na cidade do interior do estado.
Esta é a segunda fase da ação denominada Regalia, que visa desarticular um esquema no qual agentes cobravam propinas para dar benefícios a alguns presos. Uma nota divulgada pelo Ministério Público diz que essa organização criminosa é voltada para a prática de “crimes contra a administração pública e o tráfico de drogas”.
De acordo com informações obtidas pela TV Anhanguera, um dos presos foi escoltado por agentes para sacar dinheiro, o que é proibido. Só é possível que detentos retirem dinheiro em caso de velório ou tratamentos de saúde.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) informou que a ação é um resultado de investigações feitas pelo próprio órgão e que foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra três servidores. Também foram expedidos mandados de prisão e ordem de transferência contra quatro reeducandos.
Fonte: G1// FA