A segunda fase da reestruturação das linhas do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador teve início nesta quinta-feira (2). Segundo a Prefeitura, essa etapa vai envolver 19 linhas e beneficiar diretamente 11 comunidades: Vila Rui Barbosa, Ribeira, Rua Direta/Uruguai, São Marcos, Vale dos Lagos, Mata dos Oitis, Canabrava, Jardim Nova Esperança, Vilamar, Pau da Lima e Nova Brasília.
A linha Nova Brasília-Narandiba, por exemplo, será substituída por Nova Brasília-Estação Pirajá.
Ao chegar à estação, o passageiro poderá acessar o ônibus Estação Pirajá-CAB, ou ainda, utilizar o metrô até a Estação Acesso Norte e integrar com outro ônibus até Narandiba.
O município estima que a mudança vai reduzir de 160 para 20 minutos o intervalo entre os coletivos, e passar de cinco para 120 viagens por dia.
Nova Brasília-Comércio, Canabrava-Estação Pirajá R1 e São Marcos-Lapa/Barra também serão alteradas. Nessa segunda fase, a reestruturação segue o mesmo princípio da etapa anterior, e a prefeitura espera que haja uma melhoria no atendimento nos bairros, aumento no número de viagens e de frequência dos coletivos, além da redução no tempo de espera nos bairros.
As outras etapas estão previstas para o dia 11 e 18 de novembro, respectivamente. As mudanças do dia 11 serão nos eixos Brotas/Centro e Itapuã/Praia do Flamengo, e as do dia 18, nas comunidades de Valéria e Cajazeiras.
As alterações são baseadas em estudos técnicos e reuniões feitas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) nos bairros de Salvador. A reestruturação completa será feita, gradativamente, até fevereiro de 2018.
Correio////AF////