A partir de 1º de dezembro, o atendimento do serviço de recadastramento biométrico disponível na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que atualmente é feito com a opção de agendamento, vai funcionar apenas com demanda espontânea.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a interrupção do serviço de hora marcada tem o objetivo de otimizar o atendimento aos eleitores de Salvador. Conforme o órgão, os guichês sem agendamento têm produtividade 20% maior que o atendimento agendado. Sendo assim, o TRE-BA pretende ampliar a capacidade de atendimento na sede do órgão, a fim de diminuir as filas e, consequentemente, o tempo de espera do eleitor.
De acordo com o presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rotondano, muita gente não comparecia no horário agendado e o órgão acaba deixando de fazer o atendimento. "Temos condições de atender 3, 4 mil pessoas diariamente, e com o agendamento só atenderíamos mil pessoas diariamente", diz o presidente do TRE-BA.
Antes da mudança, os eleitores que desejarem ser atendidos na sede do TRE-BA com a hora marcada, deverão efetivar o agendamento até 24 de novembro, quando as vagas deixarão de ser disponibilizadas.
Sem o serviço de agendamento, a partir do dia 1º de dezembro, o atendimento por demanda espontânea será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Os demais postos da Justiça Eleitoral que atendem por agendamento na capital baiana, a exemplo das unidades mantidas nas prefeituras-bairro e shoppings, não sofrerão alterações.
O prazo para recadastramento biométrico termina em 31 de janeiro de 2018 e aquele eleitor que não realizar o procedimento terá seu título cancelado.
Reprodução/G1 (AO)