Diferentemente do que ocorreu com o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima(PMDB), o ex-diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz, terá acesso imediato a uma tornozeleira eletrônica por parte da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), declarou o titular da pasta, Nestor Duarte, ao bahia.ba, nesta quinta-feira (19).
Aliado político de Ferraz, Geddel ficou aproximadamente dois meses sem utilizar o rastreador eletrônico, apesar da determinação do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em julho. À época, a Seap declarou ao portal que não tinha o aparelho disponível no estoque.
O ex-gestor da Codesal foi liberado da Penitenciária da Papuda (DF) nesta quinta (19), após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado determinou que ele cumprisse prisão domiciliar desde que fosse monitorado pelo dispositivo.
Gustavo Ferraz foi detido em setembro por ter tido as digitais encontradas em notas dos R$ 51 milhões apreendidos em uma espécie de imóvel atribuído a Geddel, no bairro da Graça, em Salvador, durante investigação da Polícia Federal (PF).
Mais tornozeleiras – Para evitar que episódios como o de Geddel se repitam, Nestor Duarte afirmou à reportagem que a Seap lançará um processo de licitação, na próxima semana, entre os dias 24 e 25, para compra de três mil tornozeleiras.
Em setembro, a pasta já havia adquirido outros 300 equipamentos.
////AF/////