Quatro mandados de prisão foram cumpridos por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (19), em operação deflagrada pela força-tarefa que reúne ainda a Secretaria da Fazenda e o Ministério Público (MP-Ba) e. O alvo da Operação Beton é um grupo de empresas do ramo de argamassa e material de construção, com débito de cerca de R$ 73 milhões junto ao fisco estadual e evidências de sonegação, concorrência desleal e acumulação de patrimônio irregular.
Além dos mandados de prisão, a operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, expedidos pela 1ª Vara Criminal da capital baiana. Mais informações serão prestadas às 10h30, em entrevista coletiva que será realizada na Coordenação de Operações Especiais (COE) da PC, no Aeroporto Internacional de Salvador.
As investigações tiveram início com a constatação de omissão reiterada de recolhimento do ICMS praticada pelas empresas envolvidas, tornadas inativas pelo fisco. A fraude consistia na sucessiva criação de empresas, pelos envolvidos, após a constituição de elevados créditos tributários, utilizando-se para isso de “laranjas” ou testas de ferro.
Fonte: SSPBA/Sefaz (FA)