Prefeito de Salvador ACM Neto garantiu que os agentes da trânsito não serão armados. O Senado aprovou, no mês de setembro, um projeto que autoriza o porte de arma de fogo para agentes de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios quando eles estiverem em serviço. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, por isso, segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer. Pelo projeto, a autorização para o porte de arma está condicionada à comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio da arma.
Em entrevista ao Sociedade Online, Neto disse que esse direito de porte de arma pertence à polícia. “Deve ter armamento aqueles homens e mulheres diretamente ligados à segurança pública. Mesmo que esse projeto seja sancionado, eu não pretendo armar a Transalvador”, comentou.
O texto estabelece que a autorização para o porte de arma de fogo dos agentes de trânsito está condicionada não só ao interesse de ente federativo que os subordina como à sua formação funcional em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.
Reprodução/Sociedade Online (AO)