Os trabalhadores em Correios da Bahia farão assembleia na tarde de hoje, 05/10, às 16h30 na Praça da Inglaterra para avaliar a proposta do TST. A categoria é contra a retirada de direitos e lutam em defesa dos seus empregos e por um Correios 100% público e de qualidade. A Proposta do TST é reajuste retroativo ao mês de agosto pelo INPC: 1.75%; Compensação de 64 horas 8 dias e desconto dos demais. Jornada de 6 horas aos sábados para quem trabalha de segunda a sexta. 4 horas para quem trabalha de segunda a sábado … Durante a semana. Todos em seu local de trabalho; Manterá as cláusulas; Continuará sendo mediado pelo TST o Plano de Saúde.
13 de novembro ou 12 de dezembro é a previsão do julgamento pelo TST. A categoria também reivindicam 8% de reposição salarial, lutam contra a ameaça de demissão motivada, privatização, fechamento de agências, falta de segurança, falta de funcionários, alterações no plano de saúde, suspensão de férias e horas-extras, reformas trabalhista e previdenciária, entre outros temas. A greve por tempo indeterminado foi decidida em assembleia na noite do dia 19/09. TST apresenta proposta de acordo coletivo
TST apresenta proposta de acordo coletivo
Na tarde desta quarta-feira (4), o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, apresentou proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 para os Correios e as federações representantes dos trabalhadores. A proposta contempla reajuste de 2,07% (INPC) retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (8 dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no ACT 2016/2017. A cláusula 28, que trata do plano de saúde, continua sendo mediada pelo TST. Os Correios se manifestam pela aceitação da proposta e aguardam decisão dos trabalhadores que deliberarão sobre o assunto nas assembleias a serem realizadas até esta sexta-feira (6).
Fonte: Assessora de Comunicação Sincotelba >>> Coordenação de Comunicação Correios