Mundo

Referendo sobre separação da Catalunha tem repressão e feridos por ação policial

Mais de 340 pessoas foram atendidas pelos serviços de emergência; governo espanhol apreendeu cédulas e urnas para tentar impedir votação neste domingo (1º).

NULL
NULL

Manifestante é ferido por bala de borracha atirada pela polícia espanhola perto da escola Ramon Llull, em Barcelona (Foto: Manu Brabo/AP)

 

Mais de 370 pessoas foram atendidas por serviços médicos em decorrência da ação policial para reprimir o referendo pela independência da região autônoma da Catalunha, convocado por separatistas neste domingo (1º) e considerado ilegal pelo governo espanhol. Entre as vítimas, 465 eram civis e 11 eram agentes de segurança.

Segundo o serviço de emergência catalão, a maioria das vítimas sofreu ferimentos leves. Três estão em estado mais grave, segundo os serviços de emergência. Nove pessoas foram hospitalizadas. Houve contusões, desmaios e ataques de pânico.

A Polícia Nacional e a Guarda Civil, duas corporações que enviaram um reforço de mais de dez mil homens para a Catalunha, invadiram várias escolas em toda região para apreender urnas e cédulas, na tentativa de impedir a consulta proibida pela Justiça espanhola.

Segundo a Reuters, a polícia espanhola disparou balas de borracha em rua de Barcelona devido a distúrbios envolvendo o referendo.

O jogo entre Barcelona e Las Palmas pela Liga Espanhola será jogado com portões fechados após os incidentes provocados pelo referendo, segundo o clube. Antes, havia sido divulgado que o jogo seria cancelado.

G1////AF///