Brasil

Polícia investiga 'arrastão de pneus' no aeroporto de Guarulhos

Cinco veículos foram furtados desde a última semana nos terminais.

NULL
NULL

A Polícia Civil está investigando uma onda de furtos de rodas e pneus de veículos no estacionamento do aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Quando os motoristas voltam para buscar seus veículos são surpreendidos com a audácia dos criminosos e não conseguem sair do lugar.

Desde a semana passada, cinco veículos foram furtados utilizando a mesma técnica: o carro é erguido com o macado e as quatro rodas são levadas. Os bandidos apoiaram alguns carros sem as rodas em blocos de tijolos.

Quatro carros estavam no estacionamento econômico, perto do Terminal de Cargas, que é mais afastado. E um dos carros estava parado no estacionamento do Terminal 1.

“Estamos investigando, eles tiram as rodas e deixam os carros em cima dos blocos de concreto”, contou o delegado Luiz Guerra, do Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista) do aeroporto de Cumbica.

De acordo com o delegado, os grupos costumam agir durante a madrugada para evitar serem flagrados. Como as rodas dos veículos não possuem numeração, fica mais difícil identificá-las no mercado paralelo quando repassada para locais de revenda.

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, informou que a administração do estacionamento é feita por uma empresa privada. A Estapar diz que é responsável pelo monitoramento por câmeras e que as imagens são cedidas à polícia sempre que solicitado em casos de registros de crimes ou ocorrências.

Em nota, a Estapar informou que os clientes vítimas de furto estão sendo ressarcidos. “A Estapar preza pela segurança do patrimônio de seus clientes e, no caso do Aeroporto Internacional de Guarulhos, conta com uma empresa terceirizada especializada em segurança patrimonial. Sobre o ocorrido, a Estapar esclarece que todos os clientes foram devidamente atendidos e está atuando junto à segurança aeroportuária e às autoridades competentes para que cessem esse tipo de ocorrência”.

No mês passado, dois homens foram presos após o furto de estepes de caminhonetes de luxo e SUV (utilitários esportivos) no estacionamento do aeroporto de Cumbica. A polícia investiga se os criminosos fazem parte da mesma quadrilha.

O número de furtos no Aeroporto de Guarulhos, o maior terminal aeroviário do país, cresceu 5,5% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Enquanto nos seis primeiros meses de 2016 foram registrados 488 casos, em 2017 a quantidade de ocorrências entre janeiro e junho subiu para 515.

Fonte: G1