No início da tarde desta quinta-feira (16) na BR-116, perto de Lamarão, a cerca e 180 km de Salvador, um adolescente, Ronald Vanderson Santos, de 15 anos, suspeito de furtar peças de um carro, foi morto pela polícia, depois de tomar a arma de um PM e atirar várias vezes contra ele.
O adolescente foi então baleado por outro policial que estava no local. Os dois policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar viram quando o adolescente e um comparsa roubaram as peças de um carro envolvido em um acidente na estrada – o veículo, um Fiat Uno, estava parado no acostamento depois de um capotamento.
Os PMs foram abordar os suspeitos para prendê-los. Quando ia sendo colocado na viatura, o adolescente então teria sacado a arma do PM Ednilson de Santana Rocha e atirado três vezes contra ele. O outro policial atirou contra o suspeito, que morreu a caminho de um hospital de Serrinha, socorrido por outra guarnição da PM.
O outro suspeito, Marcelo da Silva Lima, 25 anos, foi preso e encaminhado para a 15ª Coordenadoria de Polícia Regional do Interior (Serrinha). Já o PM Ednilson foi socorrido inicialmente para o Hospital Municipal, sendo em seguida transferido para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Segundo o 16º BPM, ele foi baleado duas vezes na perna esquerda e uma no braço direito, não corre risco de morte e está sendo acompanhado pelo Serviço de Valorização Profissional (Sevap) da Polícia Militar.
O outro PM chegou a ser baleado de raspão na mão esquerda, sem maior gravidade, e não precisou ser internado.
O caso é investigado pela 15ª Coorpin.
Foto: Ilustração