Bahia

Biometria: mais de 34 mil eleitores foram atendidos em cinco dias

O prazo será encerrado em 31 de janeiro de 2018.

NULL
NULL

TRE-BA atendimento biometria sede

O número de eleitores em Salvador que vêm procurando os postos de atendimentos para a realização do recadastramento biométrico aumenta a cada semana. Com o prazo chegando ao final, os cidadãos querem evitar os prejuízos decorrentes do cancelamento do título, buscando o procedimento a fim de ficarem quites com a Justiça Eleitoral. O prazo será encerrado em 31 de janeiro de 2018. Na última semana, período compreendido entre os dias 11 e 15 de setembro, o número de eleitores que realizaram o recadastramento biométrico em Salvador foi de 34.189, um aumento de 73,3% em relação à semana anterior, quando o atendimento aconteceu entre os dias 04 e 06 e foram biometrizados 19.859 eleitores. 

Na Central de Atendimento ao Público, localizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), foram atendidas 16.957 pessoas. O funcionamento é sempre de segunda a sexta, das 8h às 18h, com atendimento feito para os eleitores que chegam sem agendamento (ordem de chegada) e para aqueles que agendam no site do TRE-BA. Atualmente, Salvador conta com 24 postos de atendimento. Além das unidades que atendem por agendamento, a capital dispõe de sete pontos que atendem por ordem de chegada: Estação Pirajá do Metrô, Tribunal Regional do Trabalho (TRT- 5ª Região), Assembleia Legislativa da Bahia, Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Secretaria da Fazenda, Ministério Público e na sede do TRE-BA. 

Uma novidade é o atendimento aos sábados, iniciado no último dia 16 de setembro. As primeiras unidades a funcionar fora do expediente normal foram a Estação Pirajá do Metrô, que atendeu 184 eleitores, e o SAC Barra, que recebeu 46 pessoas (todas por agendamento). 

Meta de 2017 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu para a Bahia a meta de 3 milhões de eleitores biometrizados até o dia 31 de janeiro de 2018. O estado conta atualmente com 1.787.552 (59,59%) eleitores recadastrados apenas em 2017. Na Bahia, desde 2009, quando foi iniciado o processo de recadastramento biométrico, 3.255.956 eleitores, de um total de 10.575.299 aptos, foram biometrizados. 

Documentos 

Para realizar o atendimento nos postos eleitorais, o cidadão precisa apresentar um documento original com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses). 

Fonte: TRE-BA