Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18) prorrogou a permanência da Força Nacional em Roraima até o 31 de dezembro deste ano.
Os agentes estão em Roraima desde janeiro de 2017, quando 33 presos foram brutalmente massacrados na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista.
A portaria é uma resposta ao pedido feito pelo governo do estado em agosto. Conforme o documento, os policiais irão atuar no rádio patrulhamento dos perímetros externos do sistema penitenciário.
O secretário Justiça e Cidadania (Sejuc), coronel Ronan Marinho, afirmou que atualmente 78 agentes da Força Nacional estão atuando no estado.
Segundo ele, a presença dos policiais é fundamental para garantir a repressão de crimes no sistema prisional.
"Tem sido muito positiva essa participação na medida que várias tentativas de entrar com produtos proibidos como celulares, armas brancas e mesmo drogas têm sido reprimidos pela participação da Força Nacional, da carceragem e da Polícia Militar", disse Marinho.
De acordo com a Sejuc, a expectativa do governo é que os agentes permaneçam no estado até a finalização das obras do presídio de Rorainópolis o que deve ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2018.
Fonte: G1 (FA)