Bahia

Alunos de escola municipal ainda não receberam fardamento

Além disso, pais e estudantes reclamam que não receberam o kit escolar

NULL
NULL

Mesmo com 'jogo de cintura', farda de Ranieri já está rasgada (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Os alunos de uma escola municipal que fica no bairro de São Cristóvão, em Salvador, ainda não receberam o fardamento escolar, mesmo com o ano letivo já chegando ao final. Além disso, estudantes e pais reclamam que a Escola 25 de Julho não entregou também o kit estudantil – mocilha com material para ser usado em sala – e que o imóvel da unidade possui diversos problemas estruturais. Com a falta de fardamento, os estudantes precisam improvisar. O aluno Alexandro Portugal de Jesus, de 7 anos, assiste às aulas vestindo uma camiseta toda branca.

Já o porteiro Jairo Alves Guimarães, pai de um aluno da escola, fala que precisa ter jogo de cintura. O filho dele, Raineri, usa uma farda antiga. "Lava e seca, seca e lava, para manter ela limpinha, porque não tão dando farda para as crianças. A gente tem que ter jogo de cintura para manter a farda desse jeito”, afirma Jairo. Ainda assim, a farda de Ranieri já está rasgada. Já os filhos de Maria Neusa, que trabalha de caixa, estão de farda nova. Isso porque ela comprou em loja particular. “Paguei R$ 50 nas duas fardas”, contou Maria Neusa.

Ainda segundo pais e estudantes, a Escola Municipal 25 de Julho é muito pequena para os 295 alunos. Além disso, quando chove, eles dizem que a água invade espaços internos. A aluna Natália Alves, de 10 anos, conta que até as salas de aula ficam molhadas. O menino Cristian Rafael dos Santos, de 9 anos, reclamam também de falta de espaço para a diversão dos alunos. “Não tem espaço para lazer. Queremos um espaço maior, uma quadra pelo menos, para a gente brincar”.

A Secretaria Municipal de Educação informou que conhece os problemas estruturais da escola e que está procurando um novo prédio pra transferir a unidade. Já com relação às fardas e o kit de material, a secretaria disse que uma licitação para a compra desses itens está em fase final.

Reprodução: G1 – Bahia