Brasil

MP denuncia 5 militares por morte de soldados afogados em treinamento na Grande SP

Promotoria entendeu que 2 capitães, tenente, cabo e soldado devem responder por homicídio culposo por morte em exercício em Barueri, pois descumpriram 'dever de cuidado'.

NULL
NULL

Ministério Público Militar denunciou à Justiça Militar da União cinco militares do Exército pelo afogamento e morte de três soldados durante um treinamento ocorrido em Barueri, na Grande São Paulo, em 24 de abril deste ano.

Os soldados, que atuavam no 21º Depósito de Suprimentos, se perderam durante uma instrução e entraram em um lado do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, localizado na Estrada de Jandira, onde acabaram se afogando.

Foram denunciados pelo Ministério Público Militar três oficiais e dois praças pelos crimes de homicídio culposo, com a agravante de múltiplas vítimas, e lesão corporal culposa, em concurso material (porque ocorreram todos juntos devido a uma única atividade). Isso porque um soldado que estava no grupo foi socorrido após pedir socorro,segundo o MP.

Entre os denunciados está um capitão, que era oficial de prevenção de acidentes na instrução, outro capitão, que era oficial de operações de unidade e responsável pelo exercício, e um tenente, que era responsável pela instrução de orientação da atividade. Um cabo e um soldado, que eram auxiliares do treinamento e participaram diretamente da execução da pista de orientação, feita com bússolas e mapas, também foram acusados pelo MP.

A denúncia foi realizada em 5 de setembro na 2ª Auditoria Militar de São Paulo. A juíza-auditora tem um prazo de 15 dias úteis para aceitar ou não a denúncia. Caso ela seja aceita, os acusados tornam-se réus e poderão se defender em um processo.

Fonte: G1 (FA)