A Polícia Civil prendeu 29 pessoas na manhã desta quinta-feira (14) na região Norte de Santa Catarina. Ao todo foram cumpridos 64 mandados de prisão por associação criminosa, sendo 38 deles contra pessoas que já estão no sistema prisional. Outras três pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas e 36 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
"O objetivo da operação é o combate ao crime organizado. Todos presos por mandados seriam ligados ao grupo criminoso que atua em Santa Catarina, a maioria deles já possui passagens", detalha o delegado Regional de Canoinhas, Rui Orestes Kuchnir. No entanto, segundo ele, não é possível saber se eles teriam envolvimento com os ataques em Santa Catarina.
A operação foi nomeada Reprobus e contou com a participação de cerca de 180 policiais de todo estado. Foram apreendidas quatro armas, cartas ligadas ao grupo criminoso e crack.
Segundo o delegado, as prisões em flagrantes ocorreram em Três Barras.
Dos mandados de prisão expedidos, uma pessoa foi presa em Joinville, duas em São Francisco do Sul, três em Canoinhas e 20 em Três Barras, sendo algumas delas mulheres, porém o delegado não detalhou quantas. Todos foram conduzidos para a unidade prisional de Canoinhas e as mulheres devem ser levadas ao presídio feminino em Mafra.
Os presos em flagrante preferiram ficar em silêncio e os presos por mandado devem ser ouvidos em juízo, segundo a Polícia Civil.
Ainda conforme o delegado regional de Canoinhas, "restaram diligências nas cidades de São Francisco do Sul, Mafra, Chapecó, Joinville, Itajaí e Palhoça", mas ele não detalhou que diligências para não atrapalhar as investigações.
Fonte: G1 (FA)