A Unidade Municipal de Ensino (UME), Padre Leonardo Nunes, localizada na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, foi invadida na noite deste domingo (10). Os vândalos destruíram salas e trabalhos dos alunos, porém, não levaram nenhum objeto da unidade. De acordo com informações, a invasão no prédio administrativo da escola ocorreu durante a noite. Um dos funcionários da unidade foi avisado que alguns jovens entraram no local. Ele acionou a Guarda Municipal que, quando chegou na escola, encontrou a unidade toda virada.
A suspeita é que cinco jovens tenham acessado as salas da coordenação, orientação e sala dos professores. Eles arrombaram as portas e bagunçaram o material da equipe. Maquetes dos alunos foram destruídas. O grupo não conseguiu entrar na diretoria e na secretaria porque as portas tem grades. Após revirarem a escola, eles fugiram sem levar nada.
Os funcionários suspeitam que os jovens tenham ido atrás do dinheiro arrecadado para a formatura dos alunos. A escola Padre Leonardo Nunes atende estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano e, também alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), um total de cerca de 1300 alunos.
A escola já foi invadida outras duas vezes em junho deste ano. Na primeira, eles arrancaram uma das oito câmeras da unidade, bagunçaram salas de aula e jogaram coisas no chão. Na segunda vez, quebraram câmeras e o alarme, além de um equipamento que captava imagens e mensagens das câmeras, bem como vandalizaram toda a unidade. Eles conseguiram levar o dinheiro que estava guardado na escola.
Fonte: G1 (FA)