A Receita Federal realiza na manhã desta segunda-feira (11), uma operação para combater o comércio de mercadorias irregulares, fruto de contrabando e falsificação. A operação acontece na região central da capital paulista, que é hoje um dos principais polos do comércio clandestino, segundo a Receita Federal.
Além do aspecto fiscal, o comércio irregular produz reflexos em outros crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão e até danos à saúde pública. Outro aspecto nocivo é a concorrência desleal, segundo a Receita Federal.
A expectativa é que a ação dure até o final do mês de setembro e que sejam fiscalizadas cerca de 900 lojas. A Receita Federal estima que serão apreendidas mais de 800 toneladas de mercadorias irregulares. Se a estimativa for confirmada, o valor das apreensões deve atingir a marca de R$ 300 milhões.
A operação acontece em vários pontos da capital paulista. Um dos locais fiscalizados é o Shopping 25 de Março, que será fechado. A informação é da Prefeitura de São Paulo, que participa da fiscalização com a Guarda Civil Metropolitana.
A Prefeitura de São Paulo participa da operação fiscalizando a condição de funcionamento dos estabelecimentos do ponto de vista de alvarás, segurança e outros aspectos. Aqueles que estiverem irregulares poderão ser interditados.
Fonte: G1 (FA)